Menos desperdício de matéria-prima, menos tempo ocioso dos equipamentos, menos estoque desnecessário, menos movimentações no chão de fábrica. Estas são apenas algumas das vantagens da aplicação do Lean Manufacturing na indústria. Mas é possível alcançar os mesmos resultados em outros ambientes? A resposta é sim. Hoje você vai conhecer o Lean Office.
A metodologia lean pode ser aplicada em virtualmente qualquer ambiente produtivo. Não importa se é uma fábrica, um escritório, uma redação, um hospital ou uma fazenda. Sempre é possível reduzir os desperdícios e tornar os processos mais eficazes.
Quando o ambiente em questão é um escritório ou setor administrativo, o tipo de método usado é chamado de Lean Office. Sua aplicação diminui erros e economiza tempo no cotidiano dos colaboradores. Ela também melhora a comunicação e a execução das tarefas desempenhadas.
O primeiro passo para que esse objetivo seja alcançado é identificar os desperdícios. Alguns processos não agregam valor ao seu serviço e, por isso, precisam ser eliminados. É possível saber quais são usando um mapa de fluxo de valor, tal como na indústria. Colaboradores que estão desempenhando funções que não são deles também são um tipo de desperdício. Outro ponto a se observar é, por exemplo, sistemas e equipamentos que você não usa, mas pelos quais continua pagando.
O tempo gasto nos processos precisa ser calculado e adaptado, porque é outro fator de desperdício. Ainda é preciso padronizar as atividades realizadas e “limpar” o processo. Isso quer dizer que muitas checagens e aprovações atrapalham o andamento das rotinas. Além disso, não tenha medo da tecnologia. Muitas etapas em escritórios podem ser encurtadas com a ajuda dela.
Quer saber mais sobre o Lean Office e como ele pode se encaixar no seu negócio? Fale com a gente!