Lean Company, Soluções em Gestão, Lean Manufacturing, Manufatura Enxuta, Mentoria, Consultoria, Maringá, Paraná, Brasil

Sabe aquele equipamento que não é usado o tempo todo, ou o maquinário que custou caro, mas só serve para um tipo de produto, ou o tempo perdido com retrabalho na sua empresa? Tudo isso é capacidade produtiva ociosa – e você pode começar a aproveitá-la para tornar seu negócio mais lucrativo.

A capacidade produtiva é o máximo de produtos que sua empresa consegue fabricar em um período determinado de tempo. Para fazer esse cálculo leva-se em consideração os recursos disponíveis, o tempo necessário para a conclusão de cada etapa do processo produtivo, os funcionários envolvidos nessas etapas e outros fatores.

Mas atenção: utilizar a totalidade da sua capacidade produtiva nos processos de fabricação dos seus produtos não é sempre positivo. Isso pode gerar um excesso desnecessário de estoque que vai acabar desorganizando seu fluxo de caixa. Usar toda a capacidade produtiva sem conseguir vender todos esses produtos é quase tão danoso quanto ter uma grande parte da capacidade produtiva ociosa. As duas situações configuram desperdício.

Capacidade produtiva ociosa pode gerar lucro

Qual é, então, o segredo para que a capacidade ociosa da sua empresa se torne lucrativa? Simples, alugar o tempo em que os recursos estão parados. Imagine a seguinte situação: sua empresa tem um equipamento que é utilizado por meio período ou que só é empregado para fabricar determinada peça ou componente. Uma segunda empresa, no entanto, precisa justamente de um equipamento como o seu, mas não tem como pagar por ele. Por que não, então, permitir que essa outra empresa utilize seu equipamento nos momentos em que ele não é usado por você? Assim você gera lucro em vez de desperdiçar sua capacidade produtiva.

Quer saber qual a capacidade produtiva da sua empresa e como você pode fazer melhor uso dela? Fale com a gente! Podemos te ajudar a transformar sua ociosidade em dinheiro. 📞 (44) 99906-1699