Quando se fala em preservar o meio ambiente, garantir uma produção limpa é fundamental. E atitudes como essa vão, no longo prazo, permitir que as indústrias continuem inovando e se desenvolvendo. Isso porque os setores de produção industrial dependem diretamente de recursos naturais para funcionar.
Mas você sabia que implantar mecanismos de produção limpa também te ajuda a economizar recursos? Foi o que aconteceu recentemente em um cliente Lean Company. O objetivo inicial do projeto era executar melhorias no processo produtivo para reduzir o desperdício de recursos no chão de fábrica.
O resultado, no entanto, também engloba minimização de custos e, consequentemente, uma economia de quase R$ 18 mil ao ano. Parece pouco? Esse valor se refere às mudanças feitas somente na fabricação de um dos produtos do cliente.
Em um diagnóstico inicial, a equipe Lean Company definiu os principais objetivos do projeto de produção limpa. Eles eram reduzir a emissão de gases e a geração de resíduos sólidos, além de diminuir o uso de energia elétrica e de água. Por fim, alcançar um custo mais baixo por peça produzida também estava na lista.
Para colocar isso em prática o processo produtivo precisou implementar mudanças significativas. Foi realizada uma avaliação técnica, econômica e ambiental de cada um dos pontos identificados. Depois de analisar o consumo dos processos analisados, a equipe se dedicou a repensar os métodos de produção utilizados pela empresa.
Além da economia de quase R$ 18 mil ao ano com um único produto, o projeto ainda garantiu uma produção mais limpa. Os resultados finais demonstram que uma aplicação contínua de uma estratégia ambiental de prevenção da poluição com a mudança de produtos e de processos pode trazer benefícios em custos para as empresas. Não se trata apenas de preservar o meio ambiente, portanto. A grande questão é fazer isso sem comprometer a capacidade produtiva das empresas. E, por consequência, garantir, assim, que elas possam continuar produzindo ao longo dos anos.