Tempo é dinheiro, diz a máxima repetida há muitos anos. Mas, se essa afirmação é real, por que você continua ignorando o desperdício de tempo na sua empresa? Separamos duas situações em que seu processo de produção está jogando no lixo minutos preciosos.
Seus funcionários andam demais ao longo do dia? Buscar peças no estoque, trocar de estação de trabalho e até levar o produto de um equipamento a outro levam tempo. Se o layout da sua empresa não estiver bem adaptado, isso é desperdício de tempo.
Em primeiro lugar, é fundamental que o layout respeite algumas normas. Um gráfico de Espaguete nos ajuda a avaliar esse layout. Ele mostra como seus colaboradores se movimentam ao longo do dia de trabalho. E, assim, podem-se fazer as correções necessárias.
Seu produto precisa ter um bom valor agregado, certo? Mas nem todo processo pelo qual ele passa agrega realmente valor. Algumas fases da produção podem estar simplesmente “sobrando”. Para determinar quais são essas fases é preciso observar a linha de produção.
Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas, em algumas situações, mais tempo nessa linha não significa necessariamente que o produto final será melhor. O Lean ajuda a avaliar quais processos são realmente importantes e quais podem ser eliminados.
Não importa qual é o seu ramo de atividade. É sempre melhor fazer um trabalho bem feito de primeira que apostar nas correções. Evitar o retrabalho também é uma forma de economizar minutos e até horas.
Quando falamos de enxugar o processo de produção também estamos falando disso. Ter mais cuidado durante o processo produtivo afasta os erros. E isso, além de deixar clientes mais satisfeitos, também permite que esse tempo seja usado para ser mais produtivo.