Lean Company, Soluções em Gestão, Lean Manufacturing, Manufatura Enxuta, Mentoria, Consultoria, Maringá, Paraná, Brasil

Afinando a produção: balanceamento de operações

Sabe aquela sensação de que algo no ritmo dos seus processos não está funcionando como deveria? Muitas vezes uma etapa da produção realmente acaba travando todas as outras. Esse é um problema cuja solução não é difícil, mas será preciso identificar os gargalos.

Para isso nós, da LeanCo., usamos o chamado “Balanceamento de Operações”. Ou seja, observamos o processo produtivo para entender melhor como ele funciona. Em seguida, apontamos quais etapas estão operando em ritmo inadequado. Ou seja, trabalham mais rápido ou mais devagar que o restante da linha. Essa é uma forma simples de perceber o que pode ser melhorado.

Por exemplo, não adianta a máquina de corte entregar 200 peças ao dia se a etapa seguinte só consegue absorver 180 peças no mesmo período. Para solucionar o problema, é preciso que todas as etapas funcionem juntas. Então, no exemplo dado, ou o corte diminui seu ritmo ou a próxima etapa aumenta o seu.

Baseado em fatos reais

Em um case real trabalhado pela LeanCo., a empresa sofria com atrasos na entrega dos pedidos. Para começar, foi preciso identificar qual era a origem do problema. Depois de algumas análises, os gráficos mostravam que a operação de dobra não conseguia acompanhar o ritmo de vendas. Era essa situação a responsável pelos atrasos.

Então, qual a solução? Muito simples: realocamos os funcionários da linha de produção. Enquanto algumas etapas precisam de mais pessoas para que se completem, outras não têm a mesma necessidade. Por isso, a simples mudança de um colaborador de uma estação de trabalho para outra pode ter um efeito muito significativo nos resultados.

E, quando falamos de resultados, estamos falando sério. Com essa medida, o cliente em questão passou a produzir 6% a mais sem precisar investir dinheiro. Uma melhoria com custo zero que permitiu a entrega de todos os pedidos dentro do prazo.