Lean Company, Soluções em Gestão, Lean Manufacturing, Manufatura Enxuta, Mentoria, Consultoria, Maringá, Paraná, Brasil

estoque
Foto: Freepik

Manter um estoque lotado nem sempre é sinônimo de vender mais ou entregar mais rápido. O que sua empresa precisa, na verdade, é de um estoque equilibrado.

Uma linha de produção não pode ficar sem a matéria-prima que permite que ela continue funcionando. Por isso, muitos empresários e gerentes compram uma grande quantidade de insumos, de modo que todas as etapas do chão de fábrica sejam supridas sem falhas e sem atrasos. Esse não é um pensamento necessariamente incorreto, mas é preciso ter parcimônia.

Quando você enche seu espaço físico com insumos de que não precisa naquele momento, isso é igual a perder dinheiro. E o mesmo raciocínio vale não apenas para a matéria-prima. Manter um estoque lotado do seu produto final também pode ser um problema para seu fluxo de caixa. Se você quer evitar essas situações, fique atento ao que chamamos “prazo médio de estocagem”.

Prazo médio de estocagem

Alguns mitos propagados há décadas são profundamente difíceis de combater no âmbito da produtividade. Um dos mais significativos deles é a ideia de que, para fazer entregas mais eficientes, é necessário ter uma grande quantidade de produto finalizada.

Isso não é verdade. De acordo com a filosofia Lean, você precisa ter em estoque apenas a quantidade de produtos que consegue vender. Isso porque seu prazo médio de estocagem precisa ser equilibrado. Se o produto fica muito tempo parado, quer dizer que o valor que ele custou para ficar pronto está igualmente estacionado. Ou seja, esse dinheiro vai demorar para entrar no seu caixa. A regra é: não deixei seu cliente esperando, mas faça seu dinheiro voltar para você.

O estoque de insumos funciona da mesma maneira. Dê preferência por comprar a quantidade necessária para que sua produção não pare, mas evite a armadilha de deixar a matéria-prima parada por muito tempo. Se você investe determinada quantidade de dinheiro em um lote de insumos e eles levam um prazo longo para serem usados, da mesma forma seu fluxo de caixa será negativamente influenciado, já que o dinheiro saiu, mas não entrou de volta.