De acordo com o Índice de Confiança Profissional, publicado pela Michael Page, os brasileiros estão entre os mais pessimistas quando o assunto é mercado de trabalho. O país aparece na 27ª colocação no quesito “otimismo” do levantamento, que foi feito em 37 países com mais de 13 mil pessoas.
A desaceleração da economia e o consequente aumento do desemprego nos últimos anos têm a ver com essa percepção dos profissionais daqui. Mesmo com uma leve queda na taxa de desemprego no último trimestre em comparação ao trimestre anterior, o Brasil ainda tem mais de 13 milhões de desempregados. 4,8 milhões simplesmente desistiram de procurar emprego.
Quando se pergunta sobre a possibilidade de encontrar emprego em um período de até três meses, o cenário é ainda pior. Apenas 59% dos entrevistados acreditavam que isso poderia acontecer. Isso colocou o país na 29ª posição do ranking. Não à toa. Segundo o diretor da Michael Page, o tempo de recolocação dos profissionais brasileiros no mercado de trabalho é realmente muito maior que três meses.
Para ele, uma dica para aumentar as chances de contratação é demonstrar que você pode ajudar a empresa a melhorar seus resultados. Se a cena econômica não é favorável, o que as companhias mais buscam são pessoas capazes de aumentar a produtividade e diminuir custos.
E você, quer melhorar os resultados e reduzir os gastos? Nós podemos te ajudar. Entre em contato conosco e saiba como!