Lean Company, Soluções em Gestão, Lean Manufacturing, Manufatura Enxuta, Mentoria, Consultoria, Maringá, Paraná, Brasil

“O agronegócio é o motor do Brasil”, dizem, há anos, os entusiastas e representantes do setor no país. Mas seria possível, do ponto de vista da produtividade, torná-lo ainda mais eficiente e importante? A resposta é sim. E aplicar o Lean Manufacturing é uma das maneiras de fazer isso.

Para Susanne Pejstrup, especialista em Lean Farming que atua em países da Europa e Ásia e nos Estados Unidos, “o agricultor pensa no cliente como sendo a pessoa que compra comida no mercado. Ele acha que a indústria alimentícia tem contato direto com o cliente. A inovação (pelo menos na agricultura) vem quando o agricultor começa a dividir os processos produtivos em pequenos pedaços e enxergar que ele é o cliente e o produtor/criador de bens e serviços de seu próprio negócio. Então faz sentido fazer melhorias para o cliente”.

Para o agronegócio é fundamental entender os processos produtivos e reduzir os desperdícios. Essas práticas ajudam a diminuir custos e garantem melhores resultados para o agricultor e seus clientes. Além disso, o mundo está cada vez mais preocupado com a questão ambiental. É fundamental estar atento às contribuições que o setor do agronegócio pode fazer nesse sentido.

Cada um dos pontos de produção em uma fazenda é importante. E todos eles podem ser fonte de maior ou menor lucro, de acordo com a forma como são geridos. Enxergar os gargalos produtivos e os desperdícios que podem ser evitados é fácil para quem trabalha com o Lean. “Você enxerga oportunidades para melhorias em todos os lugares. Isso se torna um tipo de caça ao tesouro, e ninguém aponta os dedos aos colaboradores ou uns aos outros. De repente, as pessoas começam a trabalhar juntas para levar seu trabalho ao próximo nível”, diz Susanne.