Seu estoque anda lotado. Ou, ainda, vazio demais. Você sempre precisa de um produto que não tem. Ou, ao contrário, há muitos produtos sobrando e você não sabe mais o que fazer. Calma, existe uma solução para isso e ela se chama Gestão Visual do Estoque.
Como já explicamos por aqui outras vezes, a falta de gerenciamento do estoque é um grande problema no cotidiano da empresa. Além de ocupar espaços importantes, ela ainda trava o fluxo de caixa. E não estamos falando apenas do estoque de produto final. Esse conselho também serve para os estoques de matéria-prima, por exemplo.
Se não vale a pena manter espaços lotados e tampouco enfrentar a falta de produtos, organizar-se é a melhor saída. Embora planilhas e tabelas ajudem, visualizar o cenário é fundamental. Essa medida permite que todos na fábrica estejam constantemente informados de quando é necessário fazer pedidos ou acelerar a produção.
A Gestão Visual desempenha essa função. Ela é uma solução simples e praticamente sem custo para uma questão que afeta a maior parte das indústrias. Quando se vê na prática o que está disponível para ser usado ou vendido, é mais fácil trabalhar de acordo com as necessidades – e não a mais ou a menos.
Assim, medidas como essa também contribuem para a redução de horas extras, por exemplo. E, naturalmente, do gasto com novos insumos que acabarão esquecidos em algum depósito. A regra é: quanto mais você enxerga de verdade o funcionamento da empresa, mais dinheiro circulando para o caixa e mais fácil é gerenciar os processos.