Lean Company, Soluções em Gestão, Lean Manufacturing, Manufatura Enxuta, Mentoria, Consultoria, Maringá, Paraná, Brasil

Uma forma de produzir totalmente automatizada e descentralizada. Controles feitos por dispositivos tecnológicos que conversam entre si e determinam detalhes do processo produtivo. A descrição não é futurista, tampouco está restrita a países super industrializados. Trata-se da “Indústria 4.0”, termo que surgiu em 2011 e já começa a tomar forma no chão de fábrica.

O conceito da Indústria 4.0 foi mencionado pela primeira vez na Feira de Hanoover, na Alemanha, há oito anos. De lá para cá, o governo alemão incentivou e investiu no desenvolvimento dessa ideia. Nesta, que vem sendo chamada de 4ª Revolução Industrial, ferramentas como a robótica, a inteligência artificial e o big data trabalham juntas.

A “internet das coisas” também faz parte das discussões e do desenvolvimento da Indústria 4.0. A noção de que qualquer aparelho eletrônico pode acessar a internet e se comunicar com outros aparelhos é a base do funcionamento do conceito.

Aplicação no chão de fábrica

Ainda que esta revolução pareça estar caminhando a passos lentos, alguns reflexos de sua aplicação já podem ser vistos em diversas situações que envolvem a indústria mundial. Fábricas cada vez mais automatizadas permitem que a força de trabalho seja usada de forma mais eficaz.

A redução de estoque e a customização são consequências diretas da Indústria 4.0. Pelas informações coletadas ao longo da cadeia produtiva será mais fácil avaliar a quantidade e o tipo de estoque de que determinada empresa necessita, que é justamente uma das questões tratadas pela Lean Company.

Quer saber como você pode aplicar os conceitos da Indústria 4.0 no seu negócio? Fale com a gente!