Toda a lógica de se ter uma empresa é baseada na quantidade de produtos que ela consegue vender. Quanto mais uma empresa vende, mais ela lucra. Certo? Errado. Lucrar e faturar são conceitos muito diferentes e muitas companhias que vendem acima da meta seguem no vermelho. Isso acontece porque elas não conseguem distinguir um do outro.
Para entender melhor essa diferença, imagine a seguinte situação: sua empresa vendeu um lote de produtos e já o entregou para o cliente. Isso significa que ela vai faturar a venda. Não significa, no entanto, que vá lucrar com ela no curto prazo.
É claro que faturar é importante. Analisando o faturamento é possível calcular a produtividade da empresa, entre outros dados importantes que vão ajudar a medir o ritmo de crescimento da mesma. Além disso, embora sejam diferentes, lucro e faturamento andam de mãos dadas e, se um negócio não fatura, dificilmente conseguirá lucrar. E é sobre o lucro que vamos falar agora.
O lucro, por sua vez, é o dinheiro que sobra depois que você subtrai dos faturamentos todos os gastos do seu negócio. Porque, para uma empresa funcionar, não basta vender. É preciso pagar salários, impostos, luz, água, internet, aluguel e outras despesas.
E, como se não bastassem todas as despesas do negócio, há ainda outro fator que atrapalha o aumento da lucratividade. O prazo médio de recebimento.
Tome-se por exemplo o caso de uma loja qualquer que compra normalmente à vista e vende muito a prazo. Na prática, essa empresa não é apenas uma loja, ela funciona quase como um banco, “emprestando” dinheiro a seus clientes.
Isso quer dizer que, quanto mais vender, mais dinheiro será preciso aplicar nela para que siga funcionando de forma saudável. Porque o dinheiro que está saindo do negócio de uma só vez e voltando aos poucos, conforme os clientes pagam as parcelas do “empréstimo”. Enquanto isso não acontece, isto é, enquanto o dinheiro não entra de volta, é preciso continuar pagando os custos de operação (fornecedores, contas de água, luz, aluguel, etc).
Quer lucrar mais e ter maior controle sobre o departamento financeiro do seu negócio? Fale com a gente! (44) 99906-1699