A disposição dos móveis, equipamentos e estações de trabalho na planta da sua empresa pode estar te impedindo de ganhar dinheiro. Isso porque um fluxo mal organizado na produção acaba consumindo mais tempo do que o necessário para que as peças, colaboradores e produtos sigam os percursos cotidianos.
Ao pensar onde vai ficar cada coisa no chão de fábrica é preciso levar em conta a otimização do trabalho dos funcionários e também a segurança deles. Isso é importante para que os processos sejam desenvolvidos de uma forma mais ágil e menos arriscada, evitando deslocamentos excessivos de peças e pessoas pelos espaços.
Alguns passos podem te ajudar a descobrir se você está perdendo tempo – e dinheiro – por causa de um layout ruim. Um deles é observar a movimentação dos seus colaboradores dentro da fábrica. Essa movimentação segue uma lógica ou você vê as pessoas passando muitas vezes pelo mesmo local para conseguir concluir um processo?
Para rearranjar os equipamentos e melhorar esse fluxo há três tipos de layout possíveis: o layout por produto, o layout por processo e o layout com posição fixa.
O primeiro deles leva em consideração a ordem de produção. Dessa forma, as estações são posicionadas para que o produto siga uma linha reta até sua finalização. O segundo é mais utilizado na fabricação de produtos sob encomenda e, por isso, também é mais “solto”: não há um caminho único a ser seguido, tudo depende do produto que está sendo feito. Já no terceiro as peças são montadas separadamente e o produto final é montado por uma equipe especialmente treinada para isso.
Para saber qual tipo de layout é o melhor para a sua empresa não é preciso fazer grandes investimentos. Basta planejamento. Nós, da Lean Company, estudamos todos os seus processos e, então, pensamos como é possível realocar os equipamentos, estoques e estações de trabalho de modo a reduzir o tempo ocioso entre um processo e outro e, assim, aumentar a produtividade. Fale com a gente!