Lean Company, Soluções em Gestão, Lean Manufacturing, Manufatura Enxuta, Mentoria, Consultoria, Maringá, Paraná, Brasil

Foto: Unsplash

O setor moveleiro movimentou quase R$ 64 bilhões em 2017. As informações são da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs). No Paraná, o Parque Moveleiro de Arapongas é o segundo maior do país, segundo o Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima). Só na cidade são cerca de 140 empresas, que geram cinco mil empregos diretos.

E o potencial das empresas de móveis pode ser até maior. Utilizando as ferramentas lean é possível torná-las ainda mais importantes para a economia brasileira. Destacamos alguns benefícios da manufatura enxuta para o setor.

Produção puxada

Para o lean, a produção de uma fábrica não deve ser “empurrada”. Isto é, cada etapa da produção leva o produto à próxima etapa. Assim, sucessivamente, até que esse produto chegue ao cliente. Para o lean, no entanto, a produção deve ser “puxada”. No setor moveleiro não é diferente.

O fato de a fabricação de móveis obedecer à demanda dos clientes evita que os estoques finais encalhem. Essa também é uma forma de economizar processos ao longo da cadeia produtiva. Quando a produção é puxada ela trabalha apenas na medida necessária para satisfazer os clientes.

Menos tempo para produzir

Também é missão da manufatura enxuta reduzir o tempo de produção das fábricas em que é aplicada. E no caso da indústria moveleira essa redução pode ser muito expressiva. Em primeiro lugar isso pode ser feito reorganizando o layout da fábrica. Tal prática ajuda a diminuir a movimentação de funcionários e equipamentos.

Como resultado, o tempo de espera para entregar os pedidos diminui bastante. Por isso é possível garantir mais satisfação dos clientes no pós-venda.

Ganho de qualidade

“Melhoria contínua” não é apenas nosso slogan, é o nosso compromisso. Na indústria moveleira isso se aplica de modo a tornar os processos mais eficientes e assertivos. Analisamos as etapas da produção e sua contribuição para um produto final cada vez melhor.

Algumas vezes o uso de materiais mais baratos, por exemplo, acaba saindo mais caro por questões como defeitos de fabricação e retrabalho. Outras vezes ter mais etapas significa apenas perda de tempo, sem ganhar qualidade. Todas essas análises estão na mira da manufatura e vão te ajudar a entregar produtos melhores.